
A saudade é um sentimento que me incomoda, tanto pela complexidade do seu significado quanto pela sua constante presença.
Para falar a verdade, todo sentimento - medo, amizade, tristeza - é difícil de ser explicado. O problema da saudade é que ela engloba muitos deles. Não existe saudade sem perda; Não existe saudade sem amor; Não existe saudade sem distância. Esta não significa apenas uma separação por terra. Há quem sinta saudade pela distância de seu antigo eu, do jeito de ser do outro; ambos longe naquela mudança repentina de hábito.
Uma vez que a saudade existe, acabá-la é quase impossível. Quer dizer, ela pode sumir por um tempo se formos até ao local, até à pessoa ou atrás daquilo que sentimos falta. Mas se essa ida for temporária, assim também será o sentimento em questão. Um dia, cedo ou tarde, ele volta.
Sentir saudade não é vergonhoso e, de certa forma, também pode ser positivo. Se ela existe, significa que você fez algo na vida que valeu a pena e levou consigo bons momentos que, infelizmente, não voltarão da mesma forma; mas a saudade não o deixará esquecê-los.
Mesmo que esse sentimento incomode em algum momento, não há uma cura. Para não tê-lo, deve-se evitar bons momentos. Evitando bons momentos, de que adianta viver? A vida é feita deles. Portanto, se algum dia inventarem a cura para a saudade, não a quero, pois junto com a saudade vai aquilo que me sustenta: a felicidade.
WOW! Que lindo! Minha filha é 10 mesmo!
ResponderExcluir